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[Afiliados e Credenciados] Como Receber Pagamentos via Crédito Kivid nas Clínicas, Laboratórios e Demais Credenciados

  • Foto do escritor: Kivid
    Kivid
  • 26 de mar.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de mar.

Para quem é este artigo: atendentes de clínicas, laboratórios e academias credenciadas ao Kivid.

O Crédito Kivid é uma forma prática de pagamento que permite aos usuários pagar por serviços de saúde diretamente com o saldo disponível no Kivid. Este artigo ensina os atendentes de clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos credenciados a processar pagamentos utilizando o Crédito Kivid.


Neste artigo, você aprenderá como receber pagamentos via Crédito Kivid tanto para agendamentos feitos pelo app quanto para agendamentos feitos diretamente com o credenciado.


Contextos em que o Crédito Kivid pode ser utilizado:


 

Recebendo Pagamentos de Agendamentos Feitos pelo App

Importante: para utilização dos créditos, o cliente precisa entrar em sua conta no aplicativo

Quando um usuário realiza um agendamento e pagamento através do app, siga os passos abaixo para confirmar o pagamento:


1. Verifique o agendamento via sistema dos credenciados

  • Acesse o sistema de gestão dos credenciados para verificar os detalhes do agendamento feito pelo usuário.

  • Se o pagamento foi realizado com o Crédito Kivid, o status do agendamento aparecerá como Aprovação Pendente.




2. Envie a solicitação de uso do saldo

  • Clique no agendamento com o status de Aprovação Pendente e selecione a opção Pedir Aprovação.

  • Confira os dados do cliente e clique em Solicitar

  • O usuário receberá uma notificação no seu app Kivid para aprovar o uso do saldo.

  • Caso o usuário não aprove a solicitação, o pagamento não será processado e o agendamento permanecerá pendente. Você pode repetir o envio da solicitação de uso do saldo.




3. Confirme o pagamento

  • Após a aprovação do usuário no app Kivid, o status do agendamento será atualizado para Pago.




Precisa cancelar o agendamento? Veja como fazer

  • O cancelamento só está disponível para agendamentos e pagamentos feitos via app Kivid.

  • Atendentes com permissão "admin" podem cancelar agendamentos com o status pago com Crédito Kivid até o dia do procedimento/consulta, até às 23h59min. Agendamentos com o status pendente aprovação podem ser cancelados a qualquer momento.

  • Ao cancelar, o Crédito Kivid é estornado automaticamente para a conta do usuário, e, se o pagamento foi híbrido (saldo + cartão ou PIX), o outro método também é estornado automaticamente de acordo com a forma como foi pago (cartão ou PIX).





 

Recebendo Pagamentos de Agendamentos Diretos com o Credenciado

Importante: para utilização dos créditos, o cliente precisa entrar em sua conta no aplicativo

Quando o pagamento for feito diretamente na clínica ou laboratório, siga os passos abaixo:


1. Verifique a elegibilidade do cliente

  • Ao receber o cliente, verifique se ele está com o Passaporte Kivid ativo no sistema dos credenciados e clique no nome dele.




2. Selecione a forma de pagamento Crédito Kivid

  • Selecione a opção Pagamento com Saldo Kivid.

  • Insira o valor que será pago com o Crédito Kivid, unidade recebedora, serviços e observações (não obrigatório)

  • O cliente pode pagar a totalidade do serviço com o Crédito Kivid, caso ele tenha saldo suficiente ou combinar com outra modalidade de pagamento que o credenciado tenha disponível (cartão de crédito, débito, pix etc).

    • Ex: O serviço custa R$ 200 e o cliente tem R$ 120 de Crédito Kivid. Então os R$ 80 restantes ele paga diretamente ao credenciado, com o meio de pagamento disponível no local.




3. Envie a solicitação de uso do saldo

  • Clique em Solicitar para enviar a solicitação ao usuário.

  • O usuário receberá uma notificação no app Kivid solicitando a aprovação do uso do saldo.




O que fazer se o cliente não tiver saldo suficiente?
  • Caso o saldo seja insuficiente, o sistema exibirá uma mensagem indicando Saldo Insuficiente. O atendente pode então ajustar o valor da solicitação ou combinar outro método de pagamento com o cliente.




4. Confirme o pagamento

  • Após o usuário aprovar o pagamento no app, o status será atualizado para Pago. O pagamento também ficará disponível no Histórico de Pagamento para consulta.



 

Perguntas frequentes


O que fazer se o usuário clicar em “Recusar” na notificação e depois quiser pagar com o Crédito Kivid?

Nesse caso, o atendente pode reenviar a solicitação de autorização pelo sistema, permitindo que o usuário aprove o pagamento com Crédito Kivid novamente.


O que fazer se o usuário tiver saldo insuficiente para o pagamento completo?

Caso o saldo de Crédito Kivid do usuário não seja suficiente para cobrir o valor total do serviço, você pode solicitar que ele complemente o valor com outra forma de pagamento disponível no local (cartão de crédito, débito, pix etc.).


Como funciona a notificação de autorização de uso do saldo para titulares e dependentes?

  • Se o agendamento for feito pelo titular para si mesmo, a notificação aparecerá diretamente no app do titular.

  • Se o titular agendar para um dependente maior de idade, a notificação será enviada para o app do dependente, que deverá aprovar o uso do saldo.

  • Se o titular agendar para um dependente menor de idade, a notificação será enviada para o titular, que é responsável pela autorização do pagamento.


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